Computador
O que é?
Pergunta idiota, não? Afinal, toda a gente sabe o que é um computador, não?... Provavelmente, não.
Vamos pôr a pergunta de outra forma: será que o único objecto a que podemos chamar de computador é aquela coisa de casa que lhe permite fazer tantas actividades, que só sabe apanhar vírus e de onde provavelmente o leitor está a ler estas palavras? A resposta certa (e sem margem para dúvidas) é: não.
Podemos definir computador como sendo um "aparelho eletrónico que é capaz de receber, armazenar e processar grande quantidade de informação em função de um conjunto de instruções com que é programado". Ou seja, computador é tudo aquilo a que o utilizador dá instruções ou dados (através de botões, ratos, etc. ) e estes processam-nos (de acordo com o que eles foram programados) e dão-lhe informação. De entre os varios tipos de computadores temos aqueles que muitos têm em casa ("personal computers" - PC - ou seja, computadores pessoais), as calculadoras e os computadores portáteis. Actualmente, também se usa o termo para robôs e máquinas digitais.
O computador varia consoante a sua função. Pergunto ao leitor: "se eu lhe desse um computador, o que queria que ele fizesse?" A resposta que der vai dar muitas indicações acerca das suas configurações.

Como surgiu?
Desde o tempo dos nossos bisavós até ao "Magalhães", muitas coisas aconteceram.
O primeiro computador eletrónico apareceu no século XX. Antes disso, as máquinas de calcular tinham sofrido diversas modificações e evoluções e tinha aparecido um computador electro-mecânico chamado Z1-Zuse. Em 1944, surgiu nos EUA o Markl, um computador (que muitos chamariam de "monstro", por ter 120m³ de volume) electrónico que fazia multiplicações de números com 10 algarismos em 3 segundos. Este é considerado o verdadeiro "pai" dos computadores. O exercito também desenvolveu um computador para calcular as trajectórias dos mísseis chamado ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calculator). Porém, só ficou concluido após o fim da Guerra.
O ENIAC tornou-se obsoleto e caro, e acabou por ser desmontado. Mas serviu de inspiração para outros computadores. O seu peso e tamanho formam diminuindo consideravelmente. Os desenvolvimentos dos transitores contribuiram para aumentar a velocidade dos computadores. As calculadoras pesavam menos de meio quilo e os computadores foram ficando cada vez mais baratos. Até que, em meados da década de 70, surgiu o PC, que se distinguiu por ser dirigido aos utilizadores e por ser possível que qualquer fabricante produzisse peças adaptáveis que aumentassem o rendimento deste. A partir daí, os computadores forma evoluíndo para os que conhecemos actualmente.
Steve Jobs, que faleceu recentemente, teve um papel muito importante no desenvolvimento dos computadores. Pode encontrar um documentário aqui:
Para que serve?
Com o computador podemos aceder à Internet e tirar partido de todas as suas vantagens (ver a página sobre a Internet). Para além disso, podes instalar aplicações para os mais variados usos, como, por exemplo:
- Processadores de texto (como o Microsoft Office Word);
- O Microsoft Office Excel, que serve para fazer cálculos automáticos, tabelas e gráficos, entre outras funções;
- O Microsoft Office PowerPoint, que permite crar e exibir apresentações. Nelas podemos usar gráficos, textos, imagens, tabelas, sons e vídeos, a que podemos atribuir diferentes animações;
- Software de criação de vídeos (como o Windows Movie Maker);
- Jogos, músicas, imagens e vídeos.
